10/09/2010

Vitória dos estudantes da UFCSPA e fundação histórica de DCE.

Depois de muita luta termina em vitória a ocupação da reitoria da UFCSPA.Os estudantes da área de saúde da antiga fundação , além de conquistarem todas as suas reivindicações,fundaram o primeiro DCE na história da universidade e dão exemplo para os estudantes de todo o Brasil.
Foi cansativo e demorado, mas o que começou com uma pequena reivindicação dos estudantes de medicina se transformou no fato do ano do movimento estudantil regional e nacional. A UFCSPA é uma universidade recém federalizada, e como toda universidade federal vem sofrendo com uma expansão de seus espaços sem refletir em infra-estrutura e assistência estudantil para aqueles que ingressam. Há 10 meses o espaço dos estudantes da medicina (CA’ 22 de março) fora afetado por esta expansão. A reitoria sem debater com os estudantes demoliu a sua sede para a construção de um novo prédio. Há 10 meses que os estudantes de medicina pediam a reitora uma sede nova, sem resposta nenhuma. Aproveitando o encontro regional dos estudantes de medicina e em resposta a negligência perante os estudantes,foi realizada a ocupação da reitoria na última segunda-feira(06/09).
As reivindicações eram simples: a reitoria teria de se comprometer em construir uma nova sede para o Ca’ 22 de março , e de ceder uma sede provisória imediatamente após a desocupação, além de fazer um estudo sobre a possibilidade da construção de um Ru e moradia estudantil.Mas a reitoria duvidando do poder do movimento e pensando que rapidamente seria derrotado resolveu não abrir mão, principalmente na hora de ceder um espaço imediato. No entanto o movimento ganhou proporções inimagináveis, ganhando a participações dos outros cursos da universidade.
Através desta unidade , construída não de forma superestrutural mas na luta na base , foi chamada a assembléia geral dos estudantes com o objetivo de criar o primeiro diretório central dos estudantes.A assembléia foi uma das mais representativas dos últimos tempos contando com assinaturas de 400 pessoas mais as pessoas de fora , que vieram trazer o seu apoio.Após a assembléia a luta atingiu o seu ápice, os mais de 400 estudantes vendo que a reitoria se negava a negociar uma sala decidiram trancar por minutos a rua sarmento leite e depois o prédio da universidade. Vendo tamanha mobilização a reitoria recuo e aceitou todas as reivindicações do movimento.
Isso é um exemplo de luta e unidade para todos os estudantes do Brasil. Aprendamos com a gurizada da UFCSPA.

SÓ A LUTA CONQUISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário