21/05/2010

Estudantes da Unama (Universidade da Amazônia) fizeram um grande ato nessa quinta-feira (20/05)

Estudantes da Unama (Universidade da Amazônia) fizeram um grande ato nessa quinta-feira (20/05) para cobrar da Reitoria melhorias na estrutura da Universidade. Naõ diferente da situação nacional do ensino superior particular, a Unama também passa por uma grave crise. Desde o ano passado a reitoria está aplicando um plano de ajustes na Universidade com demissões de funcionários, corte de gastos.. que tem influenciado diretamente na qualidade da formação. Os laboratórios de informática estão precários com vários pcs quebrados, a impressora da sala de impressão esteve quebrada durante a semana de provas e só conta co um funcionário ocasionando filas imensas, as escadas rolantes e elevadores estão sem manutenção. E com todos esses problemas eles prometem mais ajustes, não passará...
 
Desde Janeiro o DCE vinha reunindo com a Reitoria para tentar uma solução para os problemas, e as respostas da administração da Unama sempre foram negativas ou de enrolação. Hoje estava marcado um ato que os estudantes chamaram de dia D. A reitoria mandou um ofício desdenhando dos estudantes, falando que não tínhamos do que reclamar pq estudavamos na melhor universidade do norte do país. Depois de lermos a carta em assembléia tiramos de passar nas salas e convocar um ato de repúdio a nota da reitoria para a hora do intervalo. O ato foi massivo, fizemos uma nova assembléia na hora do intervalo, com mais de 300 estudantes e decidimos fechar a rodovia BR316, que fica na frente da Universidade para dialogar com a sociedade, fechamos por 10 minutos a rodovia e fomos a reitoria cobrar um posição. A reitoria que antes desdenhava dos estudantes ficou tremendo de medo e pediu uma reunião para amanhã. Depois do ato fizemos uma nova assebléia e decidimos estado de mobilização permanente até que as pautas sejam atendidas.
A luta continua....

Queremos deixar claro que a crise da Unama é a crise do projeto neoliberal que privatiza a educação superior brasileira. O gov Lula que via MEc diz está fiscalizando as universidades particulares soltando números para comprovar qualidade nada faz de fato para que as universidades particulares tenham qualidade e muito menos coíbe os altos preços das mensalidades. A direção majoritária da UNE mais uma vez nada fez em defesa dos estudantes e só aplaude as políticas do governo Lula que lhes deu rios de dinheiro. Seguiremos nas mobilizações por uma universidade de qualidade e chamamos a mais ampla unidade dos lutadores que enfrentam a política neoliberal de Lula e da direção majoritária da UNE, mais do que nunca é necessário fortalecer uma frente de esquerda.

O DCE-UNAMA que esteve nos piquetes de greve lado a lado com os operários do transporte que derrotaram os patrões, hoje mostrou mais uma vez a sua força na mobilização para derrotar os mandos e desmandos da patronal da educação. Vamos à Luta companheir@s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário