05/02/2010

YEDA e o DCE da UFRGS




Em recente reportagem publicada no site do DCE da UFRGS, http://dceufrgs.wordpress.com/2010/01/28/encontrocomgov/, ficou demonstrada a intenção do DCE, em nome do empreendorismo, estar ao lado da governadora Yeda - que esteve no último período vinculada a inúmeros escândalos de corrupção e ataques à educação pública.


Não podemos concordar com os colegas do DCE, pois sabemos que os milhares de estudantes de licenciatura da UFRGS são diretamente atingidos pelo fato de Yeda tentar atacar o plano de carreira dos professores do estado e colocar salas de lata para os professores darem aulas nas escolas públicas.


Os colegas do DCE fecham os olhos diante do fechamento das escolas itinerantes do MST, que alfabetizaram mais de 50 mil crianças, jovens e adultos nos último 4 anos. Temos certeza que os colegas da área da saúde são diretamente atingidos pelo descaso da governadora com a saúde pública - vários remédios de preços inacessíveis para a maioria da população têm hoje seu fornecimento cortado pelo governo do estado.


A mesma governadora que, por um lado, diz que busca o déficit zero, cortando recursos nas áreas sociais e nos salários dos servidores públicos, por outro lado aumenta seu próprio salário em 143%,ou seja de 7 mil para 17 mil . Não bastasse isso, é notório e público que mais que 70 % da população gaúcha considera o governo corrupto - isso porque desde o inicio do governo, Yeda começou a aparecer o mar de lama que esta metida. (FATEC-DETRAN, caixa dois na campanha, mansão com dinheiro roubado entre outros escândalos). A OAB e o Ministério Público Federal denunciaram os escândalos do governo.


Poderiam ser citados inúmeros outros fatores que mostram a cara desse governo. Porém a questão fundamental é se é realmente uma atitude “positiva” estar ao lado da Yeda vinculando o DCE e os estudantes da UFRGS àqueles que atacam a educação e roubam dinheiro de nosso povo. Por isso nós que assinamos esta nota estamos comprometidos a discutir e atuar conjuntamente com todos aqueles que acham que é necessário mais verbas para educação e saúde públicas e não concordam com a corrupção, no sentido de fortalecermos no dia-a-dia a luta por uma UFRGS Popular, de qualidade e atenta aos problemas sociais de nosso país.
Saudações Estudantis!



Diretório Acadêmico da Educação Física e Dança


Juventude Vamos à Luta

Nenhum comentário:

Postar um comentário